Segmentação de e-markets

Como sabemos, a segmentação permite identificar os vários públicos para podermos adaptar a nossa estratégia e agir de forma diferenciada sobre um conjunto heterógeneo de consumidores.
A Segmentação on-line permite-nos então:
  • Obter informação detalhada sobre cada indivíduo;
  • Tratar a informação e criar propostas de valor diferenciadas para cada indivíduo;
  • Receber informação/dados a partir do indivíduo que se auto-segmenta.
Existem vários critérios de segmentação que formam conjuntos de indivíduos de acordo com a informação disponível e a relevância dos segmentos para o negócio. Os critérios de segmentação mais utilizados em e-marketing e as respectivas informações retiradas dos mesmos são:
  • Geográficos: Posse e acesso a computador; locais de utilização, finalidade e tempo; compras efectuadas na Internet; Sites/Portais/Motores de busca utilizados; hábitos de leitura on-line; browsers utilizados.
  • Sóciodemográficos: Utilizadores da Internet por Sexo, Idade, Classe Social, Profissão, etc.
  • Comportamentais: Benefícios apercebidos e tipo de utilização do produto/serviço, intensidade de consumo/uso, momento de consumo ou de compra, grau de fidelidade dos consumidores face à marca, fase do processo de compra, benefícios retirados, entre outros.
  • Psicográficos: Construídos utilizando aspectos como personalidade, valores, estilo de vida e actividades, interesses e opiniões dos consumidores.

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