Comércio Electrónico


Comércio electrónico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transacção comercial feita especialmente através de um equipamento electrónico, como, por exemplo, um computador.
Conceitua-se como o uso da comunicação electrónica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços e acabando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento electrónicos.
O acto de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio electrónico. O mercado mundial está a absorver o comércio electrónico em grande escala. Muitos ramos da economia estão ligados ao comércio electrónico.
Os seus fundamentos são baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos electrónicos. Ele ainda envolve pesquisa, desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte.
Através de relações electrónicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio electrónico incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.
No início, a comercialização on-line era e ainda é, realizada com produtos como CDs, livros e outros produtos palpáveis e de características tangíveis. Contudo, com o avanço da tecnologia, surge uma nova tendência para a comercialização on-line. Começa a ser viabilizado a venda de serviços pela web, como é o caso dos pacotes turísticos, por exemplo. Muitas operadoras de turismo estão se s preparar para abordar od seus clientes desta nova maneira.
Vantagens do e-commerce para empresas
A sua rede de loja(s), negócio, está disponível 24 horas * 7 dias por semana;
Dá-nos a possibilidade de descontos maiores no produto tendo em vista o custo de contratação de vendedores e sem repasse de comissões aos mesmos;
Não se precisa alugar uma loja física e investir em decoração, vitrinas, segurança e saneamento;
Reduzida probabilidade de erros de interpretação no circuito com o cliente, e mesmo com o fornecedor;
Poupança nos custos associados com o cliente e com o fornecedor;
Baixo tempo de entregas das encomendas;
Facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro;
A vantagem competitiva das grandes empresas para as pequenas é menor. Um eficiente e atractivo portal de compras na Internet não necessita de um elevado investimento financeiro. O cliente escolhe quem lhe dá mais confiança e melhor serviço;
Os procedimentos associados às compram são bastante conhecidos, permitindo que as empresas diminuam o tempo médio de recebimento, melhorando o seu cashflow;
Facilidade de processamento de dados transmitidos pelo CRM, como por exemplo preferências e forma de pagamento dos clientes, assim como permite a antecipação da evolução das tendências do mercado;
Contacto permanente com todas as entidades intervenientes no processo, as interacções são mais rápidas, diminuindo os custos relacionados com a comunicação.
Conhecimento constante do perfil dos clientes, os seus hábitos e regularidade de consumos;
Antecipação das tendências de mercado, disponibilidade permanente de relatórios sobre os produtos mais visualizados e áreas mais navegadas;
Rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções.

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