Definição de "E-Marketing"

Boa noite!
Neste post vamos apresentar algumas definições de E-Marketing de várias entidades diferentes, para dar a entender melhor o seu significado.

Segundo a Multibase, "
e-Marketing é a aplicação das técnicas de Marketing através dos novos canais online, ou seja, o conjunto de esforços desenvolvidos por uma organização através da Internet, das redes móveis ou de outros canais interactivos, com o objectivo de comunicar, promover e vender os seus produtos ou serviços.

As iniciativas de e-Marketing devem ser definidas com objectivos claros e podem recorrer a várias técnicas. Entre elas, as mais vulgares são:

  • a divulgação de produtos, serviços, marca ou website da organização através de campanhas com recurso a banners, passatempos interactivos, acções de email marketing, etc,
  • a divulgação ou o reforço da notoriedade da marca através de acções de marketing viral baseadas em passatempos, vídeos, jogos, etc,
  • a participação activa nas redes sociais, blogs e fóruns da especialidade com recurso a mecanismos de partilha.
  • a comunicação de novidades, promoções e outras iniciativas e as acções de fidelização através de campanhas de email-marketing ou mobile-marketing.

Para maximizar os resultados das iniciativas de e-Marketing é fundamental que a organização mantenha uma presença na internet que, tecnicamente, respeite as técnicas e os requisitos das várias plataformas e serviços online.

A análise do perfil dos visitantes de um qualquer website permite concluir que a maioria das visitas actualmente é proveniente de motores de busca, com particular destaque o Google, Yahoo e Bing.

Em consequência, a presença nestes motores de busca e a optimização do website da organização de modo a permitir uma indexação de todos os conteúdos de forma eficiente, são fundamentais para obter o melhor retorno."

Fonte: Multibase

"Não existe ainda uma definição clara do que é marketing no cyberspace. Os "marketeiros" sérios, como Peter Drucker, Tom Peters ou James Martin, não partilham a mesma opinião entre si. Isso ocorre porque não há, ainda, exemplos consistentes e a mídia não está consolidada. Por exemplo: o texto é, hoje, a mídia mais importante, mas será claramente substituída pela voz. A primeira vantagem do marketing digital é o atendimento totalmente personalizado a um custo de atendimento de massa. O que Stan Rapp previu no seu livro (RAPP, Stan. Maximarketing. São Paulo: Makron Books, 1994) (o consumidor sendo atendido individualmente) não aconteceu, de fato, com o marketing directo, mas vai acontecer com o marketing digital. A segunda grande vantagem, mais imediata, é a substituição dos catálogos e manuais: muito mais completo, atual e barato para quem produz e não ocupa espaço de quem os utiliza. Existe uma enorme gama de vantagens, principalmente para o futuro. O Marketing Digital vai colonizar o cyberspace e tornar a realidade virtual uma virtualidade real, trazendo retorno sobre o investimento e transformando significativamente as relações de negócios. "

Fonte: Portal do Marketing

Assim podemos concluir que e-marketing, também conhecido como web marketing ou marketing online, é o marketing de produtos e serviços na Internet. o E-Marketing, tem como papel fundamental informar, comunicar, promover e vender produtos e/ou serviços pela internet, tornando-se assim numa grande ajuda para as empresas que o utilizam. Concluímos também que o E-marketing, tem como base o e-commerce, podendo ser de business to business, ou business to consumer, este tipo de canal dá a possibilidade de uma exposição global ao tradicional composto de marketing, dando mais importância ás relações de interacção entre as empresas e os seus públicos-alvo.